Grandes Fotógrafos
Dois Lados - Fotógrafo em Curitiba: ensaios, editoriais, eventos e edição de imagem.
Geraldo de Barros
Pintor e fotógrafo brasileiro que pertenceu ao movimento concretista, foi um dos primeiros no país a se aventurar na produção experimental, da fotografia abstrata. Seu trabalho é fortemente marcado pela presença das questões sociais e urbanas.Em 1946, faz suas primeiras fotos com uma câmera construída por ele mesmo. Ainda nesse período, realiza experimentações que consistem em interferências no negativo, como cortar, desenhar, pintar, perfurar, solarizar e sobrepor imagens; construindo uma trajetória artística que o coloca na linha de frente da fotografia experimental.
Inicialmente sua pintura se aproxima de tendências expressionistas, período que entra em contato com reproduções de obras de Paul Klee (1879 - 1940) e Wassily Kandinsky (1866 - 1914), o que o leva a se interessar pela Bauhaus e pelo desenho industrial.Sua preocupação com o papel social do artista e com as possibilidades de uma arte feita para atingir um público mais amplo ganha corpo em 1954, quando ligado a um grupo socialista, funda com o Frei João Batista a Unilabor, cooperativa que fabrica móveis, mantém escola de arte infantil e posto de saúde.
A partir da década de 1980 volta à fotografia e trabalha na série Sobras, em que realiza diversas interferências gráficas sobre negativos, retomando sua pesquisa iniciada nos anos 1940 a partir de sobras de material fotográfico.
Confira algumas de suas obras:





Fontes: ]
br/pessoa6490/geraldo-de-barros
http://www.theguardian.com/artanddesign/2013/jan/18/geraldo-de-barros-master-montage
http://thephotographersgallery.org.uk/geraldo-de-barros-2