Grandes Fotógrafos

Dois Lados - Fotógrafo em Curitiba: ensaios, editoriais, eventos e edição de imagem

Chico Albuquerque

Francisco Afonso de Albuquerque começou aos 15 anos, fotografou um documentário de curta-metragem e, aos 17, já trabalhava como fotógrafo profissional, foi um dos pioneiros da fotografia de publicidade no Brasil; fotografando a primeira campanha publicitária ilustrada por um brasileiro, em 1949, para a empresa Johnson & Johnson de São Paulo.

O engajamento no fotoclubismo foi uma das formas com que Chico ajudou a promover o desenvolvimento da fotografia no país; além de renovar a visão estética da fotografia brasileira era um grande retratista.

Ao se aposentar, em 1975, montou outro estúdio e permaneceu ativo e produtivo. Dedicou-se a ensaios de naturezas-mortas com frutas típicas brasileiras e destacou-se na elogiada exposição 130 Fotos de personalidades paulistanas, realizada na Galeria Fotóptica, em 1982.Entre suas publicações mais famosas está Mucuripe, editado em 1989, com imagens da praia homônima em dois momentos distintos, 1952 e 1988; os registros mostram, além da paisagem cearense, o cotidiano dos jangadeiros e a importância do mar em suas vidas.

Chico nunca parou de fotografar. Seu último trabalho foi em 2000, último ano de sua vida, quando assinou a campanha publicitária da Del Rio aos 83 anos.

Confira algumas de suas obras:

Fontes:

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/biografia-de-chico-albuquerque/ http://foto.espm.br/index.php/sem-categoria/chico-albuquerque-pioneiro-da-fotografia-tupiniquim/

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22018/chico-albuquerque


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 Dois Lados - All Rights Reserved